Solidão Pós- Moderna


O século XXI é mutante!
Isso não chega a ser novidade,se pensarmos que o homem sempre esteve,digamos,evoluindo.
A ciência e a tecnologia estão ai,dando saltos imensos,em frentes que vão da microbiologia e seus transgênicos á busca do deslindamento da história do universo,através das lentes de poderosos telescópios.

Somos mutantes,porém,no sentido de que nossa humanidade se perde nessas mudanças.Elas são em número e velocidade de nossa capacidade de absorção.A alienação passa a ser um antiácido a ser ingerido juntamente com a salada de frutas de informação que temos que deglutir todo dia.

Nossa desumanização começa quando nos distanciamos da família e da igreja
Quando a nossa história,nossos valores,ideais e referencias se perdem na distancia.

Nos tornamos desumanos quando vivemos uma vida centrada na correria,na superficialidade,na sensualidade e na urgência oriunda de uma crescente carência afetiva.Tentamos reter na memória a nossa velha humanidade,mas já nos sentimos à vontade abrindo o coração,falando do mundo interior,de sonhos,de ideais,de projetos de vida que,eventualmente,possam ser vividos a dois.

No ambiente de trabalho,as relações são cordias o suficiente para esconder a luta encarniçada pela competição:somente os mais adaptados sobrevivem.Os encontros,festas,almoços e jantares de negócio são o que resta dos laços cálidos e duradouros dos companheiros da infância.

As novas gerações tornam-se cada vez mais fortes e resistentes ás distâncias,indiferênça e separações.Estão se adaptando a um mundo onde não se olha para dentro,para a alma;aprendem a ligar a televisão para não ouvir o silêncio;aprendem a se ligar ás pessoas sem chegar perto;aprendem a confiar desconfiando e não esperar misericórdia,aprendem a viver no século XXI.São mutantes!

Muitos,um dia,numa praça,numa esquina,ouvirão dizer que "Cristo Salva",e pensarão:"não estou morrendo".Outros,no entanto,compreenderão que em Cristo lhes é possível uma nova e antiga humanidade-a humanidade original,na qual a família tem papel fundamental.Compreenderão que em Cristo é possível o milagre da regeneração de seu próprio interior-Salvação.

Ouvirão:"Assim,já não sois estrangeiros e peregrinos,mas concidadãos dos santos,e sois da família de Deus" Efésios 2:19
E crerão!


Fonte:esse texto é uma adaptação do artigo de Rubem Amorese.Revista Ultimato.

Qual o Futuro da Igreja?



As pessoas falam das dificuldades das igrejas,de suas crises,da falta de participação das pessoas.Estão realmente pessimistas.Alguns acham que os jovens não se interessam pela comunidade e que tudo acabará dentro de alguns anos,quando esta geração se for tudo terminará e será apenas uma questão de tempo...

Será que o barco vai afundar?

Certamente afundaria se nós fôssemos os capitães.Alias,ele nem teria começado a navegar se dependesse da forças,da inteligência,da habilidade ou da coragem humana.
Se dependesse dos discípulos,não teria nem começado a navegar.Teria afundado com as perseguições cruéis e os massacres de cristãos em Roma.Teria afundado com o desvio da rota da igreja na Idade Média,antes da reforma.E certamente estaria afundando com todos os nossos erros,com todas as nossas fraquezas,com a acomodação e a indiferença de todos nós.

Calma!O barco não pode e não vai afundar!

Porque felizmente não somos os comandantes.O Capitão é Jesus Cristo,ressureto e vivo!
Ele enviou o Santo Espiríto e é Ele que dá Vida,recoloca o barco na rota certa quando dela nos desviamos.Deus não permitiu que Seu Filho ficasse na sepultura,não permitiu que a grande pedra ficasse fechando o sepulcro;não permitiu que os discípulos continuassem escondidos naquela casa,cheios de medo,espiando pelas frestas.

A igreja é obra Sua,e é por isso que o barco não afunda.Aquele vento que soprou no Pentecostes levou os discípulos para o meio da multidão.E esse mesmo vento sopra hoje!
O Espírito Santo despertou a Fé em três mil pessoas e criou a cristandade,assim a desperta e a renova em nossos dias.

É falta de conhecimento e falta de fé ficar prevendo o naufrágio do barco.
Importante é entrar nele,tomar o lugar que nos cabe,pegar o remo e tocar pra frente,trabalhando e olhando firmemente para o Único e Fiel Capitão.

Nós como marinheiros,devemos saber que com Cristo,não há tempestade,nem onda nem iceberg que consiga nos afundar.

"Solta o cabo da nau.Toma os remos nas mãos!
E navega com fé em Jesus.
E então tu verás,que bonança se faz,
Pois com Ele seguro serás,solta o cabo da nau!"


Fonte:Sol Nascente,modificado por mim mesma.

A Transformação


"E não vos conformeis com este século,mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,para que experimenteis qual seja a boa e perfeita vontade de Deus".
Romanos 12.2


Era domingo.O dia estava quente e lindo.A gurizada,como gostava de fazer,foi brincar no campo.Corriam de um lugar para o outro.Depois de uma semana vivida em apartamento,este era o momento da liberdade,no campo,descobrindo coisas diferentes,pequenas coisas que chamavam a atenção.

Atravessaram o alambrado e foram observar uma lavoura de mandioca.Foi quando encontraram grande número de lagartas.Eram lagartas um pouco diferentes daquelas que normalmente estragam a plantação.Os meninos voltaram para casa e contaram aos pais.Depois de examina-las,os pais concluíram que estas lagartas não representavam nenhuma ameaça para a lavoura.

Dias mais tarde,a turminha voltou para ver se ainda encontraria as lagartas.Já ao se aproximarem,notaram um fato novo:Grandes bandos de borboletas sobrevoavam o mandiocal.Eram borboletas azuis,laranja com preto,amarelas e outras coloridas.E nenhuma lagarta restava.

Então o irmão mais velho,lembrou-se daquilo que aprendera na escola sobre as borboletas.Procurou explicá-lo aos outros.Aquelas lagartas haviam passado pelo processo de transformação,pela metamorfose.Que espetáculo maravilhoso de cores,movimentos e vida estavam dando agora.Aquele voar macio encantou a todos.

A pessoa,antes de ter um encontro com Deus,com a nova vida,ela é semelhante a uma lagarta que se arrasta pelo chão.Tem a sua vida no mais inferior dos níveis.Tem dificuldade para ver as coisas.

Quando encontra a nova vida em Cristo,ela passa a ter uma aparência diferente,uma visão diferente,um sentido diferente para vida.Ela encontrou a salvação.A sua aparência se modifica e ela passa a modificar o ambiente em que vive.Assim como as borboletas transformam uma simples plantação de mandioca em um jardim de cores,assim também é a pessoa que encontra Deus em sua vida.

Ele e Somente Ele é capaz de transformar uma vida de rotina numa Vida de alegria e satisfação.



Fonte:Sol Nascente,1984.Editora Sinodal