O Poder da Amizade


Amizades não acontecem por acaso,a sua intenção precisa ser declarada,sua continuidade nutrida e sua existência elogiada,de outra forma ninguém tem amigos por muito tempo.

"Como o óleo e o perfume alegram o coração,assim,o amigo encontra doçura no conselho cordial".
Provérbios 27:9


A amizade é uma forma de amar.Ela se estabelece por meio de encontros sucessivos(mesmo online)cada um deles representa um momento de felicidade,uma ocasião durante a qual compreendemos algo novo a respeito de nós mesmos e do outro.

Esses encontros são importantes;quando dois amigos se despedem,dizem:"até logo,até qualquer hora",quando se reencontram,é como se tivessem se deixado a pouco,como se o tempo não tivesse passado.

Porque a amizade tem essa importância?

O mundo está cheio de rivalidades,de obstáculos,de inveja,por isso sentimos falta de amigos,de amizades em que o outro nos entenda,nos apoie e que revele coisas que sozinhos não seriamos capazes de encontrar dentro de nós mesmos.

Sim,os amigos são bons nisso,nos compreendem,nos suprem de energia,nos dão esperança e assim nos ajuda a equilibrar-nos sobre os próprios pés,nos fazem fortes.

Apesar disso,muita gente pensa nos amigos como pessoas que devem ser procuradas quando não há mais ninguém interessante por perto,ou seja quando se abre uma vaga em nossa vida.E procuram aquele amigo para preencher o espaço em vez de lhe dar valor por ele mesmo.

Mas isso não é amizade pra valer!

Um amigo de verdade é alguém que nos dá valor,que não nos abandona apressado só porque o celular toca.São os amigos,os bons amigos que nos dão a mão quando algo nos derruba e ainda cuidam das feridas.

Existem amigos de todos os tipos:há aqueles que nos protegem e os que ensinam a nos protegermos,existem amigos nos quais confiamos e aqueles que ensinam a confiar.A gente procura as áreas em comum:"Você gosta disso? eu também",e vai dando valor as trocas.O ruim é não ter com quem trocar,com quem compartilhar.

Numa amizade,você não aspira ao impossível,nem precisa prometer aquilo que não vai cumprir.Isso porque amigos verdadeiros existem por um motivo muito simples:para trazer um pouco de claridade,de sabor verdadeiro as nossas vidas.

Então quando você ouvir um:"Vamos ser amigos?",pense muito bem antes de recusar!

Quem tem realmente amigos não faz o que pode ...faz o impossível,não espera muito tempo pra dizer a eles o quanto são importantes,o quanto nós os amamos,porque um dia eles se vão e ficamos com a nítida impressão de que não os amamos o suficiente.

E que muitas vezes o melhor presente que podemos dar a eles é a nossa presença!

E pra terminar vou repetir as palavras do Sábio:"Em todo tempo ama o amigo,e na angústia se faz o irmão"(Provérbios 17:17)

Aos meus amigos,com todo carinho
Eli

Um comentário:

  1. concordo em gênero número e grau com sua postagem eli! principalmente por que já vivi isso: "Em todo tempo ama o amigo,e na angústia se faz o irmão"(Provérbios 17:17).
    Amigos temos o privilégio de escolher.
    "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substiui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."

    ResponderExcluir